Ir direto para menu de acessibilidade.
Página Inicial / Notícias / COMUNICADO DE IMPRENSA (PRESS RELEASE)
Início do conteúdo da página

press realease 1

COMUNICADO DE IMPRENSA (PRESS RELEASE)

5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª Bda C Bld) recebe novo Comandante

No dia 26 de abril de 2023, às 1100h será realizada a solenidade de transmissão do cargo de Comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, do General de Brigada MARCELO GOÑES SABBÁ DE ALENCAR para o General de Brigada ALEXANDRE PFAENDER JUNIOR, a cerimônia ocorrerá no aquartelamento do 3º Regimento de Carros de Combate (3º RCC), situado na Avenida General Aldo Bonde, nº 333, Colônia Dona Luíza, Ponta Grossa.

Novo Comandante

O General PFAENDER atuou como Oficial de Gabinete do Comandante do Exército. Foi declarado aspirante a Oficial, em 1993, pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), estabelecimento de ensino superior do qual foi instrutor. Realizou o curso de Comando e Estado-Maior na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Possui o curso de Instrutor de Equitação e o curso Intermediário de Inteligência Militar. Comandou o 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva, em Tucuruí-PA e o 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, em Brasília-DF. O Gen Pfaender é casado com a Sra Daiane e tem dois filhos.

5ª Bda C Bld

A 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, com sede em Ponta Grossa-PR, é uma das Brigadas mais potentes e modernas do Exército Brasileiro. Possui sob sua subordinação 12 Organizações Militares, distribuídas nos estados do Paraná e Santa Catarina, sendo constituída por cerca de 5.000 homens e aproximadamente 950 viaturas, dentre as quais se destacam as viaturas blindadas sobre-lagartas: Leopard 1A5 BR, Gepard, M-109 e M-113.

Tem como missão atuar nas ações de Defesa Externa; nas Operações de Garantia da Lei e da Ordem, em sua área de responsabilidade; e também, ficar em condições de cooperar com os Poderes Federal, Estadual e Municipal nas ações de Defesa Civil e de apoio ao desenvolvimento regional.

Arquivo em .PDF
PDF
registrado em:
Fim do conteúdo da página