Ir direto para menu de acessibilidade.
Página Inicial / Notícias / Tiro de Instrução Avançado (TIA) do 3º RCC
Início do conteúdo da página

03 de outubro - Revolução de 1930

Escrito por Sd EV MICHAEL | Publicado: Segunda, 03 de Outubro de 2022, 09h44 | Acessos: 63

A Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, retirou o regime monárquico, mas não o caráter oligárquico da política brasileira.

A partir dos governos Prudente de Morais e Campos Sales, um acordo entre oligarcas resultou na alternância da Presidência entre políticos de São Paulo e de Minas Gerais.

Diversos grupos sociais tentaram mudar esse estado de coisas, em sua maioria positivistas, os “tenentistas” realizaram várias fracassadas tentativas de tomar o poder: a Revolta do Forte de Copacabana, as Revoluções Paulista, Amazonense e Gaúcha de 1924, a Coluna Prestes e outras menores.

Na conturbada eleição de 1930, o candidato de oposição, o gaúcho Getúlio Vargas, tinha como candidato a vice-presidente o paraibano João Pessoa. Sua coligação envolvia muitos grupos, com forte presença dos “tenentistas”. O assassinato de João Pessoa, por causas passionais, foi o estopim de uma revolução que se desencadeou em 3 de outubro de 1930. Tropas gaúchas aliadas aos tenentistas apoiaram o movimento.

Em 3 de novembro, a revolução foi vitoriosa e Getúlio Vargas foi empossado como presidente de um governo provisório. Apesar de denominado “provisório”, Vargas governou por quinze anos ininterruptos. Exerceu um governo nacionalista, de fortalecimento da economia, mas com aspectos ligados ao fascismo que florescia na Europa.

A revolução de 1930 foi um marco de transformação do Brasil, com forte influência do Exército e com consequências sobre o próprio Exército.

Dia 12 de setembro  -  NASCIMENTO DO MAR JOSÉ PESSÔA 
 

Reportagem/ Edição de imagem: TC SIQUEIRA  |  Publicação/ Edição de artigo:  Sd EV MICHAEL

registrado em:
Fim do conteúdo da página