Ir direto para menu de acessibilidade.
Página Inicial / Notícias
Início do conteúdo da página

30 DE OUTUBRO - DIA DO QUADRO DE MATERIAL BÉLICO

Escrito por Sd EV MICHAEL | Publicado: Domingo, 30 de Outubro de 2022, 08h00 | Acessos: 73

Carlo Gerolano Antonio Maria Galeano Napioni Cavaliere di Cocconato nasceu em Turim, na Itália, em 30 de outubro de 1757. Formado em metalurgia, foi militar, lutou pelo Reino do Piemonte, chegando a major por bravura. Em 1780, foi contratado pelo Reino de Portugal, o que era uma prática usual na época. Adotou o nome português de Carlos Antônio Napion. Chegou a brigadeiro, no cargo de inspetor real do Exército para a área técnica. Veio para o Brasil em 1808, acompanhando a Corte Portuguesa. Criou o Arsenal de Guerra do Rio; as Reais Fábricas de Pólvora de São João de Ipanema (hoje chamada Iperó) e a do Jardim Botânico. Estas fábricas constituíram-se na origem da indústria de material de defesa no Brasil. Ampliou a Fábrica de Armas da Conceição e aprimorou o sistema de fortificações da Corte e seu entorno.

Entre outros importantes cargos, foi um dos primeiros integrantes do Conselho Supremo Militar, atual STM, e também foi o primeiro comandante da Academia Real Militar, origem da AMAN.

Faleceu em 27 de junho de 1814 e, segundo alguns biógrafos, teria sucumbido ao excesso de trabalho. Foi declarado patrono do Quadro de Material Bélico em 1966.

30 DE OUTUBRO - DIA DO QUADRO DE MATERIAL BÉLICO 
 

Reportagem/ Edição de imagem: TC SIQUEIRA  |  Publicação/ Edição de artigo:  Sd EV MICHAEL

registrado em:
Fim do conteúdo da página